Projetos Institucionais




GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SRE LINHARES




EEEFM NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO






PROJETO “MELLO LEITÃO”






COMPLEMENTAÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE A HISTÓRIA

NATURAL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO.









Linhares/ES
2011



1- IDENTIFICAÇÃO:

ESCOLA: NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
ENDEREÇO: AV. SÃO PAULO, Nº 28, BAIRRO: AVISO, LINHARES ES
DIRETOR (A): JUCENILDA SEZANA
EQUIPE PEDAGÓGICA: DILENE LUZIA ROSSI DO NASCIMENTO, TERESA DOS SANTOS, BÁRBARA DE ANGELI FANTIN, MARIA LUCIA FERREGUETTI GAVA
COORDENADOR (A) DE TURNO: ANA MARTHA TONANI BOA MORTE, VERA LUCIA APRIGIO DA CRUZ, ELIZAMARA LOPES BONFIM DE SOUZA, RITA CELI BORTOLOTTI.
PROFESSORES ENVOLVIDOS: TODOS OS PROFESSORES DE 7ª E 8ª SÉRIES DOS TURNOS MATUTINOS E VESPERTINOS NAS DIVERSAS ÁREAS DE CONHECIMENTO.
ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA OFERTADAS: ENSINO FUNDAMENTAL.
PÚBLICO ALVO: alunos DE 7ª e 8ª séries..

TURNOS DE FUNCIONAMENTO: MATUTINO E VESPERTINO.

2 – JUSTIFICATIVA

A elaboração desse projeto visa complementar informações sobre a História Natural do Estado do Espírito Santo através de visitações a áreas de preservação ambiental e arquivos públicos que registram a história de movimentos preservacionistas, bem como de cientistas e ambientalistas em geral que assumiram uma postura de defesa da preservação dos recursos naturais (fauna e flora), especialmente Mata Atlântica, nos aspectos geográficos e fitos sociológicos, mesmo em época de dificuldades administrativas e em plena ocupação territorial do espaço.

A proposta tem por finalidade principal apresentar aos alunos informações básicas e uma relação direta com tais anseios e possibilitar o desenvolvimento de uma visão crítica quanto à necessidade urgente de ações de educação ambiental e políticas governamentais voltadas ao estabelecimento de novas Unidades de Conservação – UC’S e socialização dos registros históricos e estruturas de entidades públicas e Organizações Não Governamentais – ONGS, relacionadas à preservação e recuperação ambiental em todo o território do estado do Espírito Santo.

 As ações propostas permitirão ao educando, através de visitas, conhecer, entender e praticar a aprendizagem e ao mesmo tempo compreender o seu relacionamento com a natureza num olhar novo, mais próximo e mais real, além de propiciar sua integração aos conceitos aprendidos em sua formação acadêmica sobre ecossistema, cadeias alimentares, biomas, relações ecológicas, etc, além de uma maior interação entre todos os envolvidos no projeto.


3 – OBJETIVOS

Geral:
  • Desenvolver as competências e habilidades previstas nos Planos de Ensino, por disciplina e por áreas de conhecimento, proporcionando relação direta entre teoria e prática.
Específicos:
  • Apropriar-se dos conteúdos significativos, propostos em uma nova forma e condição de aprendizagem.
  • Rever e repensar conteúdos através do conhecimento visual e prático entendendo conceitos e propostas científicas até então não internalizados.
  • Oportunizar ao aluno o conhecimento de estruturas e registros que lhe ofereçam informações que subsidiarão suas próximas etapas de formação acadêmica.
  • Propiciar mudança de comportamento a partir da integração Teórico/Prática dos conhecimentos vivenciados. .

ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS
Possibilitar ao educando o conhecimento das diferentes manifestações ambientalistas, científicas ou populares, permitindo que o aluno interaja critica e ludicamente com diferentes manifestações da linguagem em situações de produção e leitura de textos sobre a história natural, identificação e classificação dos seres vivos, movimentos científicos, atividades de taxidermia, entre outros.



ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Contribuir para a formação de uma cultura cientifica e preservacionista que permita ao indivíduo a interpretação de fatos, fenômenos e processos naturais, situando e dimensionando a interação do ser humano com a natureza como parte integrada, dependente e em constante transformação.

ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Propiciar conhecimento sobre processos, fenômenos e fatos de origem física, química, social e ambiental, sua complexidade de espaço temporal e as relações que travam em si quanto à organização e ocupação do espaço geográfico, numa visão prática e crítica do que se convencionou chamar de desenvolvimento sustentável.

4 – ABRANGÊNCIA
ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS, ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA,
ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS.

5 – INDICAÇÕES DO TRIMESTRE
Proporcionar Viagem ao Museu de Biologia “Mello Leitão” localizado na Cidade de Santa Teresa – ES.

6 – PERÍODO:
Novembro e Dezembro de 2011.

7 – TURNOS ENVOLVIDOS:
MATUTINO E VESPERTINO
8 – AÇÕES:
  • Organização da Proposta Pedagógica de educação ambiental por área de conhecimento e por disciplina;
  • Planejamento interdisciplinar com os professores envolvidos.
  • Apresentação da proposta de trabalho interdisciplinar de Educação Ambiental aos alunos levando-os à pesquisa sobre a História Natural do Estado do Espírito Santo, mais especificamente sobre a vida, bandeiras e obras de Augusto Ruschi, ambientalista e pesquisador que fundou o Museu de Biologia Melo Leitão.
  • Obtenção da devida autorização individual junto aos pais ou responsáveis de cada aluno que participará da viagem.
  • Análise e reflexão, junto aos alunos envolvidos, quanto à importância da preservação ambiental como banco genético para multiplicação das espécies animais e vegetais e para estudos científicos diversos.
  • Avaliação por meio de relatório de viagem como cumprimento de atividades diárias.

9 – ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS

AULAS ESPECIAIS
Durante o mês de outubro de 2011 os professores das diversas áreas, trabalharão com seus alunos de forma integrada proporcionando-lhes, prioritariamente, aulas de pesquisa no LIED (Laboratório de Informática da escola) sobre a vida de Augusto Ruschi, suas lutas e concretizações na área ambiental, bem como suas contribuições científicas e bibliográficas para a História Natural do nosso Estado.

10 – RECURSOS MATERIAIS
  • Livros
  • Internet
  • Quadro branco
  • Pincel para quadro
  • Jornais e revistas
  • Recursos financeiros para contratação de serviço de transporte de alunos e professores responsáveis  ao Museu de Biologia “Mello Leitão” – Santa Teresa – ES.

11 – RECURSOS HUMANOS
Professor regente, secretários, pedagogos, monitor de informática, coordenadores de turno e diretor.

12 – AVALIAÇÃO

12.1 - Do aluno: Avaliações diagnósticas que visem os objetivos propostos.
  • Relatório de viagem contendo curiosidades, conteúdos científicos aprendidos e novo olhar ambiental pós-viagem, valendo nota como práticas diárias.

12.2 Do Projeto:
  • Análise dos relatórios de viagem, por aluno e por turma.
  • Apresentação dos resultados aos pedagogos da escola.




3 comentários:

  1. essa escola e boa mais os professor e muito ruim nao saber da aula direito so saber reclama com os alunos os alunos mais fou fala tudo nao adianta recla essa escola e muito rigida pareser escola de preso garda fica na sala ue que isso ??

    RESPONDE MANO?

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. senpre gostei de estudar la,e nao tenho do q reclamar.Os professores sao bem legais e capacitados,o meu aprandizado la,senpre foi bom as viagens da escolla entao nem se fala,nsc parabens pelo dezenpenho q tem com nos alunoos...

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